AUMENTO DA PRÓSTATA

Aumento benigno da próstata (hiperplasia prostática) e seu tratamento

A Hiperplasia Prostática é causada pelo crescimento de uma porção mais central da próstata chamada de zona de transição, além da própria zona central. Essas áreas têm maior contato com a uretra e esse crescimento pode determinar obstrução ao fluxo de urina na micção. É uma das doenças mais comuns nos homens, principalmente após os 50 anos de idade. Não há uma causa específica.

Durante o tratamento cirúrgico desta doença, o objetivo é retirar o máximo possível desta porção causadora da obstrução (chamada de adenoma nesta patologia), com a maior segurança possível.

Na técnica HoLEP, o laser holmium é utilizado para descolar de forma mais precisa o plano anatômico entre a porção doente (adenoma) e a porção saudável (zona periférica). É um procedimento realizado pela uretra – ou seja, não adentra o abdome. Esta forma de retirada do adenoma permite se alcançar a primeira grande vantagem do método, que é conseguir remover completamente a região doente, evitando ao máximo o risco de retorno da doença. Na ressecção tradicional ou “raspagem da próstata” (RTU de próstata) esse fato que não ocorre, assim como não ocorre também na vaporização com laser verde. Nesses dois métodos, há quantidades variáveis de resíduo de doença e maiores índices de retorno dos sintomas. Como benefícios ainda, podemos citar o menor sangramento, menor tempo de internação e menor tempo de uso da sonda na uretra.

ATENDIMENTO

CLIU- Clínica Urológica de Brasília

SHIS QI 15 Bloco O, ed. Victória Medical Center, consultórios T08B e T09B (em frente ao Hospital Brasília) – Lago Sul.

(61) 3366-2848

CLÍNICA CEUTA

Hospital Santa Marta, Setor E, Área Especial Taguatinga Sul, Sala 203.
(61) 3356-0020

CEUTA  Hospital dia – Águas Claras Av Sibipiruna, 34

(61) 3356 0020